Atenção aos detalhes no momento de procurar uma escola para os filhos

 

A procura de uma escola para os filhos é um processo que exige muita atenção de pais e mães. Atualmente, devido à quantidade cada vez maior de opções, é comum ter dúvidas sobre qual instituição seria a ideal para colocar os filhos. Para que a decisão seja feita de maneira precisa e consciente, certos cuidados precisam ser levados em consideração.

Para Ibélia Manassés, professora de pedagogia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), é imprescindível que os responsáveis procurem conhecer as instituições de ensino nos mínimos detalhes antes de tomar a decisão. “Hoje eu vejo muitas pessoas matriculando os filhos baseadas somente em características superficiais que, no fim das contas, importam muito pouco para o desenvolvimento da criança ou adolescente”, afirma. “É preciso analisar o local com cuidado. No caso de crianças pequenas, por exemplo, é mais importante ter um ambiente seguro e que atenda às necessidades da faixa etária do que um lugar bonitinho que pode expô-las a algum risco.”

Outro detalhe que merece atenção é a proposta pedagógica das instituições. Segundo a pedagoga, hoje em dia os pais e mães possuem pensamentos muito diversos. “Alguns são mais conservadores, enquanto outros adotam uma criação mais liberal. Então, é preciso alinhar a educação escolar com a de casa para que não haja conflito. Deixar isso de lado pode trazer problemas para os pais e até transtornos para os filhos, que ainda estão com a mente em formação.”

O mesmo detalhe também vale para os pais e mães que procuram instituições para os filhos mais velhos, que estão em fase de preparação para o vestibular. Há alguns anos, a preocupação era se as escolas tinham o ensino aliado ao que era exigido pelo Enem, algo que hoje já virou padrão. “Atualmente, os responsáveis devem procurar saber sobre como funciona esse processo de preparação, assim como se a escola possui alguma orientação profissional para além do vestibular”, orienta a pedagoga.

Sem comentários

Deixe um comentário