Expo MD 2017: Ciência e Identidade – aprimorando habilidades para a vida

Realizada há oito anos, a Expo MD dá uma cara moderna e inteligente à tradicional Feira de Ciências

Apresentado por: Colégio Madre de Deus

No último sábado (11), a Expo MD trouxe para os alunos do Colégio Madre de Deus um novo olhar em relação à tecnologia. O objetivo foi oferecer aos alunos da instituição uma visão prática de como ela pode ser adaptada e aplicada para qualquer área do conhecimento. A abertura do evento contou com apresentações culturais dos 1º e 2º ano do Ensino Médio, além da presença do convidado Dr. Antonio Carlos Miranda, professor de Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O encontro também fez parte da celebração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano foi “A Matemática está em tudo!”, marcada por atividades realizadas em todo território nacional entre os dias 23 a 29 de outubro. Alunos da Unidade I (4º e 5º ano do Fundamental) e da Unidade II (6º ao 9º ano) se apresentaram na exposição. As turmas participantes foram divididas em 14 subtemas, que exploraram por meio da tecnologia áreas como a Matemática, a Medicina, o Jornalismo, a Ciência Forense, a Robótica e diversos outras.

De acordo com o professor Antônio Lopes, educador da área de Matemática na instituição, a exposição envolveu muita pesquisa – inclusive de campo. “Os grupos consultam especialistas para conhecer a vivência na prática do tema escolhido. A exposição é o momento de mostrar esses conhecimentos, construídos totalmente pelos alunos com o apoio dos professores”, explica. Para Antônio, o ingrediente principal desse sucesso é a dedicação dos estudantes. “Para nós, é muito gratificante perceber que os alunos de fato vestem a camisa, se esforçam, e aproveitam com vontade e muita alegria o máximo da experiência”, celebra o professor.

A aluna Pietra Claro, de 14 anos e há três aluna do Colégio, também achou maravilhosa a oportunidade de aprendizado. ”A Expo MD é um momento em que você estuda enquanto se diverte com os amigos”, comenta. Para ela, é o momento de demonstrar todo o conhecimento desenvolvido em campo e na escola. “Todo ano a gente recebe um desafio e esse ano foi a tecnologia. Para mim, o interessante é poder aprofundar, ver de perto o que a gente estuda na escola. Vou levar o que aprendi comigo por toda a vida”, celebra Pietra.

A mãe da estudante, a neuropsicóloga Roberta Claro, compartilha do mesmo sentimento. “Acho muito importante esse trabalho porque amplia os conhecimentos sobre a Tecnologia e onde está presente, tão relevante na atualidade. É agregador poder olhar os dois lados – os benefícios e os cuidados que se tem que ter com relação às inovações tecnológicas. Os alunos se debruçarem sobre isso juntando teoria e prática só têm a acrescentar”, comemora.

Galeria de Fotos

Confira algumas das imagens do evento

Sem comentários

Deixe um comentário