Horário integral estimula aptidões e ajuda nas deficiências

O horário integral para o ensino fundamental do Colégio Madre de Deus oferece aulas curriculares e projetos especiais uma vez por semana para alunos do 6° e 7° anos

Apresentado por: Colégio Madre de Deus

O aprendizado é um processo contínuo que exige esforço de ambos os lados. Os alunos precisam aprender o conteúdo repassado. Esse é pré-requisito essencial para se dar bem nas avaliações e avançar para um próximo nível no ano seguinte. Porém, para que essa etapa se complete da melhor forma, os professores precisam levar a criatividade para a sala de aula para que os estudantes se sintam estimulados e enxerguem a escola como um local agradável e repleto de desafios interessantes.

É por acreditar nisso que o Colégio Madre de Deus oferece o horário integral uma vez por semana para o Ensino Fundamental II, com aulas mais leves e repletas de estímulos diferentes. “Esse é um diferencial da instituição. No 6° e 7° anos ele acontece sempre nas terças-feiras. São abordados assuntos do conteúdo programático e projetos especiais. Esse é um plus que oferecemos. Vale ressaltar que somente no horário da manhã já cumprimos a carga-horária exigida pelo MEC”, afirma a gestora pedagógica do colégio, Socorro Oliveira.

O ensino integral tem o objetivo de despertar a percepção para diversos tipos de disciplinas e propiciar um maior aprimoramento da cognição, sociabilidade e inteligências múltiplas dos alunos. “A carga horária estendida nos permite concentrar esforços na dificuldade ou na potencialidade. A tarde é dividida em duas partes, sendo que na primeira, são ministrados conteúdos normais. Já na segunda, os alunos são divididos conforme o interesse. Aqueles que precisam de reforço vão para turmas específicas. Já outros se destacam em determinas áreas e fazem um aprofundamento que pode ser em redação ou um preparatório para as olimpíadas de matemática, por exemplo”, explica Socorro Oliveira.

Apesar de ser benéfico para o aluno, a escola entende que esse dia é sempre mais desgastante, uma vez que o estudante só larga às 17h10. “Por isso tudo é feito de maneira mais leve e criativa. A metodologia utilizada é bem dinâmica para que o cansaço não tome conta”, afirma a gestora pedagógica.“Minha atividade preferida é a turma preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Lá fazemos exercícios muito dinâmicos da disciplina. O modelo do integral está diferente do ano passado. Gostei muito da mudança”, opina Eduardo Ribeiro, estudante do 7° ano B.

O Colégio Madre de Deus também oferece o mesmo formato para o Ensino Fundamental I, uma vez por semana. O 8° e 9° anos também possuem horário integral uma vez por semana, mas é opcional, uma vez que são desenvolvidos projetos extracurriculares. Além disso, a modalidade pode ser contratada separadamente para a educação infantil e o ensino fundamental I, porém não é obrigatória e se estende de segunda à sexta-feira.

Sem comentários

Deixe um comentário