Prouni inicia amanhã (6) inscrições para primeiro semestre de 2018

Renan Nascimento, de 29 anos, foi a primeira pessoa de sua família a concluir uma faculdade. A formatura em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2013, só foi possível graças a uma bolsa de 100% do Programa Universidade para Todos (Prouni). “Sou de família humilde e não tinha condições de pagar nem 50% da mensalidade. O programa foi uma guinada na minha vida e fez toda diferença para mim”, ressalta.

Para que outros jovens tenham a mesma chance de mudar os rumos da vida profissional, o Ministério da Educação (MEC) já liberou a consulta para as vagas do Prouni do primeiro semestre de 2018. As inscrições começam amanhã (06/02) e poderão ser feitas através do site http://prouniportal.mec.gov.br/. O edital está disponível através do mesmo endereço.

Para participar do processo seletivo, o aluno preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou na rede privada, mas com bolsa integral. Deficientes físicos e professores da rede pública também podem se inscrever. A renda familiar bruta mensal é fator decisivo para determinar a porcentagem da bolsa oferecida. As totais se destinam para rendas que não excedam 1,5 salário mínimo. As parciais são voltadas para rendas inferiores a três salários mínimos.

A primeira chamada dos selecionados será feita no dia 12 de fevereiro. São oferecidas 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares em todo o Brasil, sendo 113.863 integrais. No Recife, o programa oferece vagas em 89 cursos diferentes, incluindo Medicina, Direito, Ciência da Computação e Odontologia.

Sem comentários

Deixe um comentário