União da teoria com a prática é fórmula perfeita para aprendizagem da Química

União da teoria com a prática é fórmula perfeita para aprendizagem da Química 

Química Ambiental e Química Orgânica são alguns dos assuntos que mais caem no Enem. Colégio Madre de Deus oferece turmas especiais para Medicina e ITA

Apresentado por: Colégio Madre de Deus

Essencial para quem opta pelas áreas de Saúde e Exatas e, muitas vezes, o pesadelo para os alunos mais ligados às matérias de Humanas, a Química é uma das disciplinas cobradas nos principais vestibulares do país, incluindo o Enem. Assim como tudo que é ensinado na grade escolar, o conteúdo requer dedicação e disso depende a compreensão satisfatória. O Colégio Madre de Deus possui turmas especiais para provas que cobram mais aprofundamento e utiliza estratégias para despertar o interesse dos estudantes.

“O Enem tem cobrado a aplicação da Química no dia a dia. Fizemos uma análise de várias provas e constatamos que Química Ambiental, Ligações Químicas e Química Orgânica são algumas áreas recorrentes dentro das provas. Por isso, elas devem receber uma atenção especial dos estudantes na hora do estudo”, explica Elane Oliveira, professora da disciplina do Colégio Madre de Deus.  Os alunos encontram a matéria no Enem dentro do bloco das 45 questões voltadas para Ciências da Natureza, juntamente com Física, Biologia e Matemática.

Para a professora, a melhor forma de ampliar o rendimento das horas estudadas é combinar teoria com prática. “Temos alguns alunos que focam muito na leitura das explicações encontradas nos livros e apostilas, já outros focam apenas nos exercícios. Acredito que o treino é muito importante porque é com ele que o conhecimento se torna sólido e fica mais difícil de ser esquecido. Porém, quando se tem uma boa base teórica, essas resoluções fluem mais naturalmente”, pondera.

Para alguns alunos, a principal barreira a ser vencida é a imposta por ele próprio que acredita não ter capacidade ou interesse em aprender. “Tentamos tornar tudo mais lúdico, realizando um bingo com os elementos da tabela periódica, por exemplo”, explica Elane Oliveira. Além disso, a instituição procura aproximar os assuntos da sala de aula do dia a dia do aluno. Isso acontece no laboratório da escola, o qual os estudantes visitam com frequência.

Turmas especiais – Alguns estudantes irão enfrentar vestibulares que cobram um aprofundamento maior da Química, por isso o Colégio Madre de Deus oferece uma preparação especial para esse público. “Além do conteúdo regular, são oferecidas aulas especiais em duas tardes na semana.  São voltadas para a prova do ITA e para os candidatos à faculdade de Medicina”, ressalta a professora.

Além disso, uma vez por semana é oferecido atendimento para todos os alunos. Os professores detalham o desempenho nas provas e quais questões tiveram maior taxa de erros. “Nessa ocasião é oferecido um atendimento suplementar para tirar dúvidas”, ratifica Elane Oliveira. O colégio ainda oferece um material com questões dissertativas para que os estudantes respondam. “Às vezes o jovem fica muito condicionado a marcar X. Exercícios abertos demonstram melhor a aprendizagem. Caso ele tenha dúvidas, pode procurar a equipe de professores da instituição para buscar ajuda. Sempre tem alguém disponível”, finaliza a docente.

Sem comentários

Deixe um comentário